Orientações para o Desenvolvimento de Atividades

Fluxograma das orientações de como encaminhar proposta de atendimento

Atividades de Ensino

1) Submissão da proposta de atividade de ensino

Preencher e enviar o Plano de Trabalho para Atividades de Ensino <<download: Ensino-Plano-de-Trabalho-USE.pdf>> através do e-mail apoioacademico@ufscar.br e encaminhar a descrição dos critérios para a inserção dos usuários na ação por meio do preenchimento do formulário criação de nova ação na linha de cuidado (link externo).

2) Tramitação da proposta de atividade de ensino

O Plano de Trabalho para Atividades de Ensino será encaminhado a um parecerista da Comissão de Pesquisa e Extensão da USE. Após a aprovação, será encaminhado para ciência da Linha de Cuidado correspondente.

O prazo de avaliação depende do calendário de reuniões ordinárias da CoPEx, e de eventuais necessidades de esclarecimentos solicitadas pela CoPEx;

O(s) parecer(es) da CoPEx será enviado(s) para o e-mail do proponente.

3) Execução da proposta de atividade de ensino

O início da atividade de ensino na USE deverá ocorrer somente após a aprovação da Comissão de Pesquisa e Extensão (CoPEx).

Após a aprovação do projeto, o coordenador da atividade/coordenação de curso deverá enviar os dados dos alunos para realizar a Oficina de Integração na USE. O proponente deverá encaminhar preenchido o Formulário de inscrição para a realização da Oficina de Integração para o e-mail apoioacademico@ufscar.br.

Somente após a participação na Oficina, os crachás de identificação na USE serão confeccionados e o acesso aos prontuários dos pacientes será liberado para o responsável pelo projeto.

Alunos e convidados participantes de atividades pontuais de acompanhamento/observação de atendimentos, aulas práticas com o docente, que não terão contato com prontuários ou envolvimento direto com avaliação e atendimentos de pacientes, não necessitarão participar da oficina de Integração. O servidor responsável pelo convidado deverá enviar para o e-mail apoioacademico@ufscar.br o nome da atividade, data e horário, anexando a lista com os nomes completos dos alunos e os respectivos RA.

Docentes de outros departamentos ou unidades, preceptores, convidados, alunos de PESCD que visitarão à Unidade e/ou participarão de seminários, de forma pontual: o docente/técnico-administrativo responsável pela atividade deverá se dirigir às(aos) controladoras(es) de acesso para autorizar a entrada dos mesmos, e serão fornecidos crachás de visitantes.

A Coordenação de Curso deverá encaminhar os Termos de Compromisso dos Estagiários à Secretaria da USE.

Para agendamento das salas, preencher e encaminhar o formulário solicitação de agendamento de espaços da USE (link externo) para a Seção de Administração, Finanças e Contratos.

4) Encerramento da atividade de ensino

Em caso de finalização da atividade na USE, o coordenador deverá enviar comunicação sobre o encerramento à CoPEx, pelo e-mail apoioacademico@ufscar.br . Quando envolver atividades assistenciais, deverá indicar no comunicado qual será o encaminhamento dado aos pacientes e outras providências pertinentes.

Atividades de Pesquisa

1) Submissão do projeto de pesquisa

Solicitar, preencher e enviar o Plano de Trabalho de Pesquisa pelo e-mail apoioacademico@ufscar.br .

Os voluntários da pesquisa podem ser encaminhados da seguinte forma: agendamento pelo pesquisador; demanda espontânea; encaminhamento externo; interconsulta/demanda interna. A equipe de acolhimento pode encaminhar usuários com o perfil desejado para os respectivos projetos de pesquisa caso seja de interesse do pesquisador.

2) Tramitação do projeto de pesquisa

O Plano de Trabalho de Pesquisa será encaminhado a um parecerista da Comissão de Pesquisa e Extensão da USE.

O prazo de avaliação depende do calendário de reuniões ordinárias da CoPEx, e de eventuais necessidades de esclarecimentos solicitadas pela CoPEx;

O(s) parecer(es) da CoPEx serão enviados para o e-mail do proponente.

3) Execução do projeto de pesquisa

Para execução da pesquisa na USE, o proponente deverá aguardar a aprovação da CoPEx e do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP).

Para o início da pesquisa, o parecer favorável do CEP deverá ser encaminhado à CoPEx pelo e-mail apoioacademico@ufscar.br

Após a aprovação do projeto, o proponente deverá enviar os dados dos alunos para realizar a Oficina de Integração na USE e deverá solicitar, preencher e encaminhar o formulário de cadastro para atividades na USE para a realização da Oficina de Integração para o e-mail apoioacademico@ufscar.br.

Somente após a participação na Oficina, os crachás de identificação na USE serão confeccionados e o acesso aos prontuários dos pacientes será liberado para o responsável pelo projeto.

Alunos e convidados participantes de atividades pontuais de acompanhamento/observação de atendimentos, aulas práticas com o docente, que não terão contato com prontuários ou envolvimento direto com avaliação e atendimentos de pacientes, não necessitarão participar da oficina de Integração. O servidor responsável pelo convidado deverá enviar para o e-mail apoioacademico@ufscar.br , o nome da atividade, data e horário, anexando a lista com os nomes completos dos alunos e os respectivos RA.

Caso seja observado o descumprimento das normas, o pesquisador poderá ficar impedido de submeter novos projetos à USE. Caso sejam observadas irregularidades éticas no curso da pesquisa, a USE notificará o CEP, conforme Resolução CNS n.º 466/2012;

A USE tem o dever legal de garantir a confidencialidade das informações pessoais que são colhidas em cadastros da Unidade. Dessa forma, o pesquisador somente poderá ter acesso a informações como nome, endereço, telefone, etc., de inscritos em lista de espera e/ou usuários em atendimento da Unidade após aprovação da pesquisa pela CoPEx e pelo CEP.

O pesquisador deverá entregar a relação/lista de voluntários de pesquisa no Serviço de Recepção da USE. O pesquisador deve orientar os voluntários de pesquisa a procurarem a Recepção para fazer seu cadastro, levando o Cartão Nacional de Saúde – CNS e CPF. Assim, serão geradas guias FAA ou SADT do SUS, que deverão ser assinadas pelo servidor responsável pela pesquisa.

Solicitar a abertura do Registro de Pesquisa no Serviço de Prontuários. Registrar, regularmente, os procedimentos realizados na pesquisa no respectivo Registro de Pesquisa e anexar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE da referida pesquisa (aprovado pelo CEP) e o TCLE da USE.

Encaminhar para a Seção de Administração, Finanças e Contratos, pelo o e-mail agendamento.use@gmail.com, o agendamento das salas e/ou outras necessidades para a prática de ensino, por meio do preenchimento do formulário Solicitação de Agendamento de Espaços da USE (link externo).

Para pesquisas com caráter assistencial, encaminhar a descrição dos critérios para a inserção dos usuários na ação, por meio do preenchimento do formulário criação de nova ação na linha de cuidado (link externo).
*Caso ocorram alterações ao longo da execução do projeto (ex: na composição da equipe de trabalho e/ou prorrogação do projeto), encaminhar as informações à CoPex pelo e-mail apoioacademico@ufscar.br.

4) Encerramento do projeto de pesquisa

Encaminhar o Relatório Final de Pesquisa à CoPex pelo e-mail apoioacademico@ufscar.br, após o término das atividades na USE (prazo de até 30 dias).

A análise de novos projetos de pesquisa está condicionada ao envio de relatórios.

Atividades de Extensão

1) Submissão da Atividade de Extensão

Submeter o projeto de extensão via ProExWeb (link externo).

  1. Todas as atividades e cursos que sejam desenvolvidos parcial ou integralmente na USE deverão, necessariamente, mencionar a USE, no item “Outros setores envolvidos”, ao serem encaminhados pela ProExWeb.
  2. Para atividades de extensão assistencial, ou seja, que envolverão qualquer tipo de ação de avaliação e tratamento de usuários/pacientes na Unidade, o proponente deverá inserir as informações no item detalhamento da ProExWeb.
  3. Para cursos de especialização e eventos realizados na USE, o proponente deverá inserir as informações no item detalhamento da ProexWeb.

Para propostas que envolvam atividades a serem executadas na USE e com recursos externos, deverá ser prevista na ProEx, a destinação à USE de uma taxa de ressarcimento no valor de 2 a 5%, determinada pelo coordenador, conforme a regularidade de utilização dos espaços da Unidade, da atividade (Resolução CoEx no 03/2016, de 17 de março de 2016).

Em caso de participação de servidor técnico da Unidade, seu nome deve constar na Equipe de Trabalho e deverá ser anexado ou descrito o plano de trabalho e carga horária previamente pactuada com o servidor (não poderá ser incluído o técnico que não for consultado e concordar com a participação no projeto de extensão).

Preferencialmente, é importante que a atividade seja vinculada ao Programa Unidade de Saúde Escola, nº 23112.004480/2009-57.

Para projetos vinculados a editais, encaminhar com, no mínimo, 07 dias de antecedência do prazo final.

2) Tramitação da Atividade de Extensão

Toda a tramitação do projeto de extensão será via ProExWeb (link externo). Caso as informações solicitadas no item Submissão da Atividade de Extensão não estejam na ProExWeb, o projeto será devolvido ao proponente para solicitação de esclarecimentos e poderá atrasar os procedimentos para a continuidade da tramitação.

A Comissão de Pesquisa e Extensão (CoPEx) analisará a viabilidade de execução do mesmo na Unidade e sua adequação para ser realizado em uma Unidade de Saúde.

O prazo de avaliação depende do cronograma de reuniões ordinárias da CoPEx, e de eventuais necessidades de esclarecimentos solicitadas pelos pareceristas.

*Após aprovação final do projeto, envio dos dados dos alunos e participação na Oficina de Integração (quando necessário), a Secretaria providenciará a confecção dos crachás de identificação.

3) Execução da Atividade de Extensão

O início da atividade de extensão na USE está condicionado à aprovação da CoPEx e ProEx.

O coordenador da atividade deverá encaminhar os dados da equipe envolvida no projeto para a realização da Oficina de Integração na USE. Preencher e encaminhar o formulário de inscrição para a realização da Oficina de Integração para apoioacademico@ufscar.br. Os Alunos e convidados participantes de atividades pontuais de acompanhamento/observação de atendimentos, aulas práticas com o docente, que não terão contato com prontuários ou envolvimento direto com avaliação e atendimentos de pacientes, não necessitarão participar da oficina de Integração. O servidor responsável pelo convidado deverá enviar para o e-mail apoioacademico@ufscar.br o nome da atividade, data e horário, anexando a lista com os nomes completos dos alunos e os respectivos RA.

Docentes de outros departamentos ou unidades, preceptores, convidados, alunos de PESCD que visitarão à Unidade e/ou participarão de seminários, de forma pontual: O docente responsável pela atividade deverá se dirigir às controladoras de acesso, para autorizar a entrada dos mesmos, e serão fornecidos crachás de visitantes.

Encaminhar para a Seção de Administração, Finanças e Contratos o agendamento das salas por meio do preenchimento do formulário Solicitação de Agendamento de Espaços da USE (link externo) e encaminhá-lo para o e-mail agendamento.use@gmail.com

Para Atividades de Extensão Assistencial, encaminhar a descrição dos critérios para a inserção dos usuários na ação, por meio do preenchimento do formulário criação de nova ação na linha de cuidado (link externo).

4) Encerramento da Atividade de Extensão

O relatório de extensão deverá ser submetido via ProExWeb (link externo).