Seções
Campanha

2.ª Campanha "Esquenta USE"

Ouvidoria

Críticas, reclamações, elogios ou sugestões?
Fale com a Ouvidoria da UFSCar!

Ouvidoria

Direitos dos usuários

Conheça alguns de seus direitos e deveres como usuário da saúde

Logo Carta

 
Você está aqui: Página Inicial Tecendo Pontos

Tecendo Pontos na Unidade Saúde Escola - UFSCar: Uma Estratégia de Humanização

Última atualização em 01/07/2016

 

 

fotoapresentação

 

Apresentação

 

Norteado pela Política Nacional de Humanização (PNH) HumanizaSUS do Ministério da Saúde e pelas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o projeto ‘Tecendo Pontos’ constitui-se como uma estratégia do Grupo de Trabalho de Humanização da Unidade Saúde Escola – GTH/USE da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com o objetivo de intervir na melhoria dos processos de trabalho e na qualidade da produção de saúde para todos. 

Tem como proposta consolidar redes, vínculos e corresponsabilização entre gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da USE - UFSCar, num esforço de co-gestão na direção das mudanças desejadas. 

Operando com o princípio da transversalidade, tem por objetivo direcionar estratégias e métodos de articulação de ações, saberes, práticas e sujeitos em direção à atenção integral e humanizada, através de um processo de produção de saúde que atravessa diferentes ações e instâncias da atenção e da gestão. 

Fundamenta-se nos valores da autonomia e os protagonismo dos sujeitos, a corresponsabilização entre eles, o vínculo solidário e a participação coletiva no processo de gestão do 'Tecendo Pontos na Unidade Saúde Escola - UFSCar: Uma Estratégia de Humanização'.

Está vinculado ao Movimento Mundial do Tricô que visa resgatar as atividades manuais, os encontros das pessoas para tricotarem os assuntos do cotidiano, colorindo e enfeitando o mundo. Refletindo sobre assuntos profissionais e fazendo tricô, as pessoas estabelecem a ligação entre uma ideia e outra, o que pode até ser comparado com as laçadas feitas por quem faz tricô ou crochê para formar a malha de uma determinada peça do vestuário da casa, ou mesmo com os pontos que vão unindo os diferentes quadradinhos de tecido de uma colcha de retalhos. 

Não há um tempo definido para a duração de suas ações, podendo ainda desdobrar-se em outras ações, sendo a sua periodicidade o reflexo do desejo e necessidades do grupo. Ao proporcionar o encontro das diversidades subjetivas, potencializa propostas inovadoras nas linhas de cuidado da USE - UFSCar.

 

Contato: gthuse@gmail.com



Equipe de Trabalho

 
  • Andrea Ferreira Palhano de Jesus - Assistente em Administração
  • Carlos Eduardo de Vincenzi - Técnico em Eletrônica
  • Elaíse Regina Cagnin Abuchaim - Enfermeira
  • Maria Tereza Ramalho – Terapeuta Ocupacional
  • Neli Aparecida Martins Sugimoto - Técnica em Enfermagem
  • Rozimeiri Aparecida da Silva Furlan - Auxiliar de Enfermagem


Galeria de Fotos


 
 
 
TP0210912

 
 



 
TP131112-14.JPG


 
 
TP271112-23




 
TP200813-4



 
TP030913-3
 
 
 
 
TP170913-2
 
 
 
 
TP011013-3
 
 
 
 
TP031213-7
 
 
 
 
 
TP040214-10
 
 
 
 
TP300914-4
 
 
 
 
TP02.12.14-1
 
 
 
 
TP011215-2
 
 
 
TP010316-8
 
 
 
 
TP050416-3
 
 
 
 
TP030516-1
 
 
 
 
TP070616-8
 
 
Ações do documento