Pesquisa

Orientações para Projetos de Pesquisa

1) Submissão do projeto de pesquisa

  • Preencher e enviar o Plano de Trabalho de Pesquisa (baixar) pelo e-mail apoioacademico@ufscar.br.
  • Os voluntários da pesquisa  podem ser encaminhados da seguinte forma: agendamento pelo pesquisador; demanda espontânea; encaminhamento externo; interconsulta/demanda interna. A equipe de acolhimento pode encaminhar usuários com o perfil desejado para os respectivos projetos de pesquisa caso seja de interesse do pesquisador.

2) Tramitação do projeto de pesquisa

  • O Plano de Trabalho de Pesquisa será encaminhado a um parecerista da Comissão de Pesquisa e Extensão da USE (para saber mais sobre a CoPEx, clique aqui).
  • O prazo de avaliação depende do calendário de reuniões ordinárias da CoPEx, e de eventuais necessidades de esclarecimentos solicitadas pela CoPEx;
  • O(s) parecer(es) da CoPEx serão enviados para o e-mail do proponente.

3) Execução do projeto de pesquisa

  • Para execução da pesquisa na USE, o proponente deverá aguardar a aprovação da CoPEx e do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP).
  • Para o inicio da pesquisa, o parecer favorável do CEP deverá ser encaminhado à CoPEx pelo e-mail apoioacademico@ufscar.br.
  • Após a aprovação do projeto, o proponente deverá enviar os dados dos alunos para realizar a Oficina de Integração na USE e deverá encaminhar preenchido o FORMULÁRIO DE CADASTRO PARA ATIVIDADES NA USE  (ver orientações no item Oficina de Integração) para a realização da Oficina de Integração para o e-mail apoioacademico@ufscar.br.
  • Somente após a participação na Oficina, os crachás de identificação na USE serão confeccionados e o acesso aos prontuários dos pacientes será liberado para o responsável pelo projeto.
  • Alunos e convidados participantes de atividades pontuais de acompanhamento/observação de atendimentos, aulas práticas com o docente, que não terão contato com prontuários ou envolvimento direto com avaliação e atendimentos de pacientes, não necessitarão participar da oficina de Integração. O servidor responsável pelo convidado deverá enviar para o e-mail apoioacademico@ufscar.br, o nome da atividade, data e horário, anexando a lista com os nomes completos dos alunos e os respectivos RA.
  • Caso seja observado o descumprimento das normas, o pesquisador poderá ficar impedido de submeter novos projetos à USE. Caso sejam observadas irregularidades éticas no curso da pesquisa, a USE notificará o CEP, conforme Resolução CNS n.º 466/2012;
  • A USE tem o dever legal de garantir a confidencialidade das informações pessoais que são colhidas em cadastros da Unidade. Dessa forma, o pesquisador somente poderá ter acesso a informações como nome, endereço, telefone, etc., de inscritos em lista de espera e/ou usuários em atendimento da Unidade após aprovação da pesquisa pela CoPEx e pelo CEP.
  • O pesquisador deverá entregar a relação/lista de voluntários de pesquisa no Serviço de Recepção da USE. O pesquisador deve orientar os voluntários de pesquisa a procurarem a Recepção para fazer seu cadastro, levando o Cartão Nacional de Saúde – CNS e CPF. Assim, serão  geradas guias  FAA ou SADT do SUS, que deverão ser assinadas pelo servidor responsável pela pesquisa.
  • Solicitar a abertura do Registro de Pesquisa no Serviço de Prontuários.  Registrar, regularmente, os procedimentos realizados na pesquisa no respectivo Registro de Pesquisa e anexar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE da referida pesquisa (aprovado pelo CEP) e o TCLE da USE.
  • Encaminhar para a Seção de Administração, Finanças e Contratos, pelo o e-mail agendamento.use@gmail.com, o agendamento das salas e/ou outras necessidades para a prática de ensino, por meio do preenchimento do formulário Solicitação de Agendamento de Espaços da USE (baixar).
  • Para pesquisas com caráter assistencial, encaminhar a descrição dos critérios para a inserção dos usuários na ação, por meio do preenchimento do formulário CRIAÇÃO DE NOVA AÇÃO NA LINHA DE CUIDADO.

*Caso ocorram alterações ao longo da execução do projeto (ex: na composição da equipe de trabalho e/ou prorrogação do projeto), encaminhar as informações à CoPex pelo e-mail apoioacademico@ufscar.br.

4) Encerramento do projeto de pesquisa

Encaminhar o Relatório Final de Pesquisa (baixar)  à CoPex pelo e-mail apoioacademico@ufscar.br, após o término das atividades na USE (prazo de até 30 dias).

A análise de novos projetos de pesquisa está condicionada ao envio de relatórios.