Oficina de integração

Oficina de Integração

A Oficina de Integração é uma capacitação sobre o funcionamento da USE, obrigatória para início das atividades de alunos de graduação e de pós-graduação, bem como voluntários de projetos de pesquisa e de extensão realizados na Unidade.

Os crachás de identificação serão entregues ao final das Oficinas de Integração quando a documentação solicitada para cadastro na USE estiver completa. No caso de colaboradores que estejam com a oficina válida, os mesmos poderão retirar os crachás diretamente na Secretaria.

Quem precisará participar da Oficina de Integração

IMPORTANTE: 

  • Somente alunos e voluntários que interromperem suas atividades na Unidade por mais de 2 anos deverão participar novamente da Oficina de Integração.
  • Alunos e voluntários que mantiverem seu vínculo ativo com a Unidade por mais de 1 ano deverão apenas atualizar seus cadastros junto à Secretaria e renovar seus crachás para o ano vigente.

Leia abaixo as orientações para cada categoria:

Alunos em estágio de graduação (disciplinas denominadas como estágio)

A coordenação de estágio de cada curso deverá preencher e encaminhar o FORMULÁRIO DE CADASTRO PARA ATIVIDADES NA USE, com antecedência mínima de 15 dias do inicio do estágio e máxima de 05 dias, junto com os Termos de Compromisso de Estágio, devidamente preenchidos e assinados. Não serão entregues os crachás sem os devidos Termos de Compromisso de Estágio devidamente preenchidos e assinados.

Alunos participantes de ligas acadêmicas

O responsável pelas atividades deverá encaminhar ofício à USE com a descrição da atividade que será realizada preencher o FORMULÁRIO DE CADASTRO PARA ATIVIDADES NA USE, com antecedência mínima de 15 dias do inicio da atividade e máxima de 05 dias.

Alunos com bolsa-atividade (vínculo exclusivo com a ProACE)

O responsável pela bolsa-atividade deverá encaminhar ofício à USE com a descrição da atividade que será realizada, período de realização da mesma, e cópia da solicitação de bolsa-atividade submetida, bem como preencher o FORMULÁRIO DE CADASTRO PARA ATIVIDADES NA USE, com antecedência mínima de 15 dias do inicio do estágio e máxima de 05 dias. Importante: O aluno com este vínculo receberá crachá sem código de barras. Portanto, não poderá retirar prontuários no Serviço de Prontuários.

Alunos em estágio de observação ou disciplina com créditos práticos

O departamento responsável pelas atividades deverá encaminhar ofício a USE com a descrição da atividade que será realizada, período de realização da mesma, justificativa para realização na USE, bem como preencher o FORMULÁRIO DE CADASTRO PARA ATIVIDADES NA USE, com antecedência mínima de 15 dias do início da atividade e máxima de 05 dias.

Alunos de pós-graduação em Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação Docente (PESCD)

O responsável pela disciplina deverá encaminhar ofício à USE com a descrição da atividade que será realizada, período de realização da mesma, responsável pela supervisão, bem como preencher o FORMULÁRIO DE CADASTRO PARA ATIVIDADES NA USE, com antecedência mínima de 15 dias do inicio do estágio e máxima de 05 dias.

Alunos de pós-graduação em cursos de especialização ou aperfeiçoamento

O responsável pelo curso deverá encaminhar ofício à USE com a descrição da atividade que será realizada, período de realização da mesma, responsável pela supervisão, bem como preencher o FORMULÁRIO DE CADASTRO PARA ATIVIDADES NA USE, com antecedência mínima de 15 dias do inicio do estágio e máxima de 05 dias.

Participantes de projetos de extensão

Os alunos de graduação, pós-graduação e colaboradores externos deverão estar previamente cadastrados na equipe de trabalho no sistema ProExWeb, aprovados pela CoPEx e ProEx (tramitação completa).

Os colaboradores externos precisam ter o plano de trabalho disponibilizado, bem como o registro no conselho de classe ativo.

O coordenador do projeto deverá preencher e encaminhar o FORMULÁRIO DE CADASTRO PARA ATIVIDADES NA USE, com antecedência mínima de 15 dias do inicio da atividade e/ou da inserção de membros na equipe de trabalho (bolsistas, por exemplo) e máxima de 05 dias.

Participantes de projetos de pesquisa

Após aprovação do Projeto pela CoPEx e CEP, o pesquisador e membros da sua equipe que não possuírem ações na USE devem participar da Oficina de Integração. O pesquisador deverá preencher e encaminhar o FORMULÁRIO DE CADASTRO PARA ATIVIDADES NA USE, com antecedência mínima de 15 dias do inicio da atividade e máxima de 05 dias.

O colaborador externo da equipe da pesquisa, sem vínculo com a UFSCar, deverá ter vinculação formal junto à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas como servidor técnico-administrativo voluntário da UFSCar, bem como possuir o registro ativo em seu respectivo conselho de classe. Ressaltamos que as atividades somente poderão ser iniciadas após a aprovação do projeto pela CoPEx/USE e pelo CEP/UFSCar.

Quem não precisará participar da Oficina de Integração

Leia abaixo as orientações para cada categoria:

Docente, Preceptor e Técnico-Administrativo (efetivo ou voluntário)

A participação na Oficina não é obrigatória para docentes, preceptores e técnicos administrativos voluntários ou não que possuem vínculo com a UFSCar. O Departamento ou servidor deverá enviar à USE o FORMULÁRIO DE CADASTRO PARA ATIVIDADES NA USE.

Importante: Todos os novos docentes e técnicos administrativos voluntários, sem vínculo formal com a Universidade, deverão providenciar sua formalização junto à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, vinculada ao respectivo Departamento, como servidores docentes ou técnico-administrativos voluntários da UFSCar, bem como possuir o registro ativo em seu respectivo conselho de classe. Somente poderão iniciar as atividades após a aprovação em todas as instâncias pertinentes da Universidade.

O departamento deverá enviar Oficio à USE com antecedência mínima de 15 dias da chegada do novo profissional para que seja agendada uma recepção com a Coordenação Executiva. Os profissionais de saúde que atuarem na assistência deverão procurar a Seção de Administração para ativar seu Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) na Unidade.

Docentes de outros departamentos ou unidades, preceptores, convidados, alunos de PESCD que visitarão à Unidade e/ou participarão de seminários, de forma pontual

O docente responsável pela atividade deverá se dirigir às controladoras de acesso, para autorizar a entrada dos mesmos, e serão fornecidos crachás de visitantes. É de responsabilidade do proponente o agendamento prévio do espaço a ser utilizado, por meio do preenchimento do formulário Solicitação de Agendamento de Espaços da USE (baixar) e encaminhá-lo para a Seção de Administração, Finanças e Contratos pelo e-mail agendamento.use@gmail.com.

Alunos e convidados participantes de atividades pontuais (até 3 visitas à USE em um ano)

O servidor responsável pelo convidado deverá enviar para o e-mail apoioacademico@ufscar.br o nome da atividade, data e horário, anexando a lista com os nomes completos dos alunos e os respectivos RA.