Seções

Críticas, reclamações, elogios ou sugestões?
Fale com a Ouvidoria da UFSCar!

Direitos dos usuários

Conheça alguns de seus direitos e deveres como usuário da saúde

Logo Carta

Você está aqui: Página Inicial Notícias Conselho Gestor aprova proposta de parceria entre a USE e o Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar

Em reunião realizada no último dia 29 de novembro, o Conselho Gestor aprovou uma proposta de parceria entre a USE e o Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar, que contempla o projeto pedagógico do curso de Engenharia de Materiais e visa à formação dos alunos regulares desse curso, com atividades de desenvolvimento de projetos inter/multidisciplinares, além do conhecimento teórico proposto pelas disciplinas.

Inicialmente, foi proposta a avaliação de materiais e a verificação das necessidades de saúde dos usuários da USE dentro de uma perspectiva da Engenharia de Materiais. Três grupos de alunos, sob a coordenação dos docentes Profa. Dra. Lidiane Cristina Costa e Prof. Dr. Daniel Rodrigo Leiva, terão como objetivo avaliar e propor idéias/melhorias para essas necessidades, em especial as relacionadas a dificuldades dos pacientes quanto à utilização dos materiais em suas limitações temporárias ou permanentes dos membros superiores, e que utilizam as Tecnologias Assistivas nas atividades do cotidiano.

Em um primeiro momento, a parceria foi estabelecida com as ações de Terapia Ocupacional em Disfunção Física Adulto, coordenadas pelas docentes Profa. Ms. Gisele Paiva e Profa. Dra. Débora Couto de Melo Carrijo, porém, a expectativa é de que as atividades possam se ampliar à medida que forem identificadas possibilidades de trabalho conjunto com outras ações.

Essa parceria tem como principal articulador o Prof. Dr. Claudemiro Bolfarini, também docente do Departamento de Engenharia de Materiais, e as atividades têm contado com a colaboração de Andrea Ferreira Palhano de Jesus, Carlos Eduardo de Vincenzi, Maria Tereza Ramalho e Patrícia Cristina Magdalena, servidores técnico-administrativos da USE.

Fonte: Secretaria Executiva da USE