Infraestrutura

A Unidade Saúde Escola (USE) está localizada na área norte do campus São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde ocupa uma área de 4.883,78 m².

Construída e equipada com recursos do Ministério da Saúde, materializou o sonho dos docentes que atuavam nos cursos da área da saúde em espaços distintos e dispersos no campus. Dessa forma, a construção da USE possibilitou o compartilhamento do mesmo espaço e com isso, a oportunidade de integração e melhoria na qualidade da atenção à saúde.

Inaugurada em dezembro de 2004, expandida em 2008 e partir de 2014, o convênio estabelecido com a Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos deflagrou o processo de inserção da USE na rede de cuidados à saúde da população no Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, os procedimentos realizados na Unidade são remunerados pelo SUS, conforme a tabela do Ministério da Saúde, e os recursos repassados via Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar.

O prédio da Unidade é dividido em 8 blocos. Todos os espaços podem ser utilizados por profissionais e/ou alunos de todas as áreas de conhecimento que atuam na Unidade, por meio de agendamento (consulte os procedimentos na página Serviços Administrativos).

 

O Bloco 1 conta com uma recepção e reúne os serviços administrativos de Gerenciamento de Dados e de Prontuários. Também conta com duas salas de seminários com capacidade para 15 pessoas, e um auditório com capacidade para 70 pessoas e equipamentos audiovisuais e uma copa.

O Bloco 2 concentra salas de atendimento individual e em grupo, que podem ser utilizadas para diversos tipos de atividades. Comporta uma sala com cabine audiométrica para fonoaudiologia, uma sala específica de ginecologia, duas salas para atividades em grupo, uma sala de seminários com equipamentos audiovisuais e um pequeno ginásio para atividades motoras. Nesse bloco estão localizadas as salas do Serviço Social e do Acolhimento da Unidade.

O Bloco 3 abriga um conjunto de salas para o desenvolvimento de atividades como cirurgias ambulatoriais, aferição de sinais vitais e atendimento a intercorrências. Conta com uma sala de microscopia, uma central de esterilização, e uma entrada e saída específica para ambulâncias.

O Bloco 4 é constituído por ginásios para atendimentos individuais e em grupos, salas de atendimento individual e um ambiente para a realização de atividades de hidroterapia, no qual estão alocados os turbilhões e uma piscina terapêutica. Também conta com uma sala de Realidade Virtual. Na área externa do bloco, há uma pista para atividades de caminhada e uma horta terapêutica.

O Bloco 5 é composto pelas salas da Seção de Administração, Finanças e Contratos e Coordenadorias Executivas, da Direção Geral e Diretoria Técnica, da Secretaria Executiva, e Manutenção de Equipamentos, além de duas salas de reuniões, uma sala de convivência de profissionais e alunos, e uma copa.

O Bloco 6 conta com um ginásio para a realização de atividades expressivas, um ginásio para atividades físicas e uma oficina para atividades de manuais e artesanais. Nesse bloco está localizada a Oficina Ortopédica, onde são desenvolvidas atividades de reabilitação motora e de confecção de órteses.

Também é nesse bloco que se encontra o Ambiente de Vida Diária (AVD), que reproduz o ambiente de uma casa com sala, quarto, banheiro e cozinha, mobiliados como uma casa real: sofá, cama, mesas, berço, guarda-roupa, pia, fogão, forno de micro-ondas, entre outros. Anexo a este espaço, há um corredor com espelho unidirecional, e equipamento de áudio para propiciar tanto a observação da atividade quanto a interação do docente/supervisor com o aluno/terapeuta durante o atendimento.

O Bloco 7 abriga uma piscina terapêutica onde são desenvolvidas atividades individuais e em grupo, e uma área de serviços anexa.

O Bloco 8 concentra os serviços de atendimento a crianças e adolescentes. Conta com uma recepção própria e abriga um conjunto de salas individuais e de grupo. Também fazem parte do espaço físico uma sala com equipamentos para integração sensorial, sala de estimulação visual, poltrona de amamentação, equipamentos de tecnologia assistiva, e brinquedoteca.