Horta Terapêutica

 
Atividades do projeto de extensão "USE sua horta: ciranda dos sabores, aromas e cores" em 2018

Dia 26 de março, foi realizada a palestra “Saúde Integrativa e Ecologia: o autocuidado com ervas e plantas medicinais e terapêuticas”, tendo como facilitadora Niege Pavani Rodrigues, pesquisadora e educadora popular junto do grupo de pesquisa MAPEPS/UFSCar. Esta atividade fez parte do “I Encontro Multiprofissional da USE” em 2018, e forneceu certificado aos participantes. 
Leia mais em: https://www.acidadeon.com/saocarlos/NOT,0,0,1315312,unidade+saude+escola+da+ufscar+promove+encontro+sobre+autocuidado+e+plantas+medicinais.aspx

 

No dia 18 de junho, foi realizada a Oficina “Amigos do Parkinson”, com grupo de pacientes da fisioterapia neurológica acometidos pela Doença de Parkinson acompanhados pelo Prof. Dr. Thiago Luiz de Russo, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) e coordenador da Linha de Cuidado em Neurologia. O grupo visitou a Horta, identificou as plantas e realizou o plantio de mudas de cebolinha em pequenos vasos. No final os participantes degustaram um chá de capim-limão e discutiram sobre seus benefícios.
Leia mais em: http://atuaisnews.blogspot.com/2018/07/unidade-saude-escola-da-ufscar-promove.htmlhttp://www.saci.ufscar.br/servico_clipping?id=56233

 

Nos dias 3 e 6 de setembro, foi realizado evento de integração foi realizado no aniversário de 1 ano do início da Horta na USE, envolvendo participantes da comunidade USE e da UFSCar em visitas guiadas ao longo de dois dias da primeira semana de setembro, e culminando com uma confraternização, onde foi servido bolo salgado confeccionado com temperos da Horta. Neste dia houve ainda o plantio de sementes pelos diversos participantes.
Leia mais em: https://www.radio.ufscar.br/noticias-ufscar/um-ano-do-projeto-horta-terapeutica/

 

 

Em julho 2018, foi realizada a oficina como atividade de sala de espera do “Consultório na Rua”, proposta coordenada pela Prefeitura Municipal de São Carlos e que tem parceria com a USE para atendimento da população em situação de rua, sob a coordenação dos docentes do Departamento de Medicina da UFSCar Profa. Dra. Maristela Schiabel Adler e Prof. Dr. Ubiratan Cardinalli Adler. Os participantes tiveram contato com as ervas, foram citados seus benefícios, realizado plantio de mudas, rega da Horta, colheita de ervas e temperos para distribuir aos interessados, café coletivo e degustação de chá mate com gengibre.

Dia 05 de novembro, aconteceu a oficina “Aprendendo a preparar repelente herbal de citronela”, com apoio da ONG Veracidade, tendo também como facilitadora Niege Pavani Rodrigues. Desta oficina participaram integrantes da comunidade USE (alunos, técnicos, terceirizados, usuários e cuidadores), alunos do campus da UFSCar/São Carlos, e uma participante do município. Foram disponibilizados certificados para os participantes que solicitaram.

Ao longo de 2018, as oficinas foram sendo ampliadas e difundidas pelos diversos grupos e pacientes da USE. Foi dada continuidade às visitas guiadas, individuais ou em grupo. Muitas dessas visitas guiadas e atividades terapêuticas contaram com a degustação de chás feitos com ervas da Horta. Foram disponibilizados à comunidade USE diversos produtos colhidos da Horta, tais como temperos, ervas para chás, e mudas com o objetivo de estimular o cultivo em domicílio.