Extensão

Orientações para proposta de Atividade de Extensão

1) Submissão da Atividade de Extensão

  • Submeter o projeto de extensão via ProExWeb;
  • Todas as atividades e cursos que sejam desenvolvidos parcial ou integralmente na USE deverão, NECESSARIAMENTE, mencionar a USE, no item “Outros setores envolvidos”, ao serem encaminhados pela ProExWeb.
  • Para ATIVIDADES DE EXTENSÃO ASSISTENCIAL, ou seja, que envolverão qualquer tipo de ação de avaliação e tratamento de usuários/pacientes na Unidade, o proponente deverá inserir as informações (ATIVIDADES DE EXTENSÃO ASSISTENCIAL) no item DETALHAMENTO da ProExWeb.
  • Para CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E EVENTOS REALIZADOS NA USE, o proponente deverá inserir as informações (CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E EVENTOS) no item DETALHAMENTO da ProexWeb.
  • Para propostas que envolvam atividades a serem executadas na USE e com recursos externos, deverá ser prevista na ProEx, a destinação à USE de uma taxa de ressarcimento no valor de 2 a 5%, determinada pelo coordenador, conforme a regularidade de utilização dos espaços da Unidade, da atividade (Resolução CoEx no 03/2016, de 17 de março de 2016).
  • Em caso de participação de servidor técnico da Unidade, seu nome deve constar na Equipe de Trabalho e deverá ser anexado ou descrito o plano de trabalho e carga horária previamente pactuada com o servidor (não poderá ser incluído o técnico que não for consultado e concordar com a participação no projeto de extensão).
  • Preferencialmente, é importante que a atividade seja vinculada ao Programa Unidade de Saúde Escola, nº 23112.004480/2009-57.
  • Para projetos vinculados a editais, encaminhar com, no mínimo, 07 dias de antecedência do prazo final.

2) Tramitação da Atividade de Extensão

  • Toda a tramitação do projeto de extensão será via ProExWeb. Caso as informações solicitadas no item Submissão da Atividade de Extensão não estejam na ProExWeb, o projeto será devolvido ao proponente para solicitação de esclarecimentos e poderá atrasar os procedimentos para a continuidade da tramitação.
  • A Comissão de Pesquisa e Extensão (CoPEx) analisará a viabilidade de execução do mesmo na Unidade e sua adequação para ser realizado em uma Unidade de Saúde.
  • O prazo de avaliação depende do cronograma de reuniões ordinárias da CoPEx, e de eventuais necessidades de esclarecimentos solicitadas pelos pareceristas.

*Após aprovação final do projeto, envio dos dados dos alunos e participação na Oficina de Integração (quando necessário), a Secretaria providenciará a confecção dos crachás de identificação.

3) Execução da Atividade de Extensão

  • O início da atividade de extensão na USE está condicionado à aprovação da CoPEx e ProEx.
  • O coordenador da atividade deverá encaminhar os dados da equipe envolvida no projeto para a realização da Oficina de Integração na USE. Preencher e encaminhar o formulário de inscrição para a realização da Oficina de Integração para apoioacademico@ufscar.br. Obs: Conferir as orientações em Oficina de integração para mais informações.
  • Alunos e convidados participantes de atividades pontuais de acompanhamento/observação de atendimentos, aulas práticas com o docente, que não terão contato com prontuários ou envolvimento direto com avaliação e atendimentos de pacientes, não necessitarão participar da oficina de Integração. O servidor responsável pelo convidado deverá enviar à Secretaria (apoioacademico@ufscar.br), o nome da atividade, data e horário, anexando a lista com os nomes completos dos alunos e os respectivos RA.  
  • Docentes de outros departamentos ou unidades, preceptores, convidados, alunos de PESCD que visitarão à Unidade e/ou participarão de seminários, de forma pontual: O docente responsável pela atividade deverá se dirigir às controladoras de acesso, para autorizar a entrada dos mesmos, e serão fornecidos crachás de visitantes.
  • Encaminhar para a Seção de Administração, Finanças e Contratos o agendamento das salas por meio do preenchimento do formulário Solicitação de Agendamento de Espaços da USE (baixar) e encaminhá-lo para o e-mail agendamento.use@gmail.com.
  • Para Atividades de Extensão Assistencial, encaminhar a descrição dos critérios para a inserção dos usuários na ação, por meio do preenchimento do formulário CRIAÇÃO DE NOVA AÇÃO NA LINHA DE CUIDADO.

4) Encerramento da Atividade de Extensão

O relatório de extensão deverá ser submetido via ProExWeb e conter as informações constantes neste roteiro (baixar).