Como ajudar (voluntariado)

Orientações para a prestação de serviço voluntário na USE

A prestação de serviço voluntário de apoio técnico, administrativo e operacional na USE poderá ocorrer mediante a adesão ao Programa de Serviço Voluntário na UFSCar, instituído pela Portaria GR n.º 258/02, de 15 de fevereiro de 2002. O objetivo do Programa é possibilitar a prestação de serviços por pessoa física, em caráter não remunerado e sem vínculo empregatício. A pessoa admitida à prestação de serviço voluntário será identificada como “servidor técnico-administrativo voluntário” da UFSCar.

Documentos necessários para a apresentação da proposta:

  1. Preencher o Formulário de Proposta de Voluntariado (conforme modelo disponível em http://www2.progpe.ufscar.br/servicos/voluntariado/voluntario-ta). No Plano de Trabalho, informar a carga horária semanal, dias da semana e horários. Informar também se haverá necessidade de agendar espaços da Unidade para o desenvolvimento das atividades;
  2. Preencher a declaração expressa de que tem conhecimento e de que está de acordo que as atividades de voluntariado serão exercidas em caráter voluntário, sem remuneração e sem vínculo empregatício (conforme modelo disponível em http://www2.progpe.ufscar.br/servicos/voluntariado/voluntario-ta).
  3. Quando for exigência para exercício da profissão, o proponente deve apresentar cópia de documento que comprove o registro no conselho profissional e sua vigência em dia.
  4. Termo de Responsabilidade (baixar) informando as providências no caso de desligamento do voluntário(a) e assinado pelo coordenador da atividade. Quando não houver coordenador da atividade, utilizar Termo de Responsabilidade alternativo (baixar).
  5. Cópia de seu currículo profissional.

Para mais informações sobre o voluntariado, consultar a página da ProGPe: http://www2.progpe.ufscar.br/servicos/voluntariado/voluntario-ta