Como ajudar (voluntariado)

Orientações para a prestação de serviço voluntário na USE

Servidor técnico-administrativo voluntário

Prestação de serviço voluntário de apoio técnico, administrativo e operacional na USE mediante a adesão ao Programa de Serviço Voluntário na UFSCar, instituído pela Portaria GR n.º 258/02, de 15 de fevereiro de 2002. O objetivo do Programa é possibilitar a prestação de serviços por pessoa física, em caráter não remunerado e sem vínculo empregatício. A pessoa admitida à prestação de serviço voluntário será identificada como “servidor técnico-administrativo voluntário” da UFSCar.

Documentos necessários para a apresentação da proposta:

  1. Preencher o Formulário de Proposta de Voluntariado (conforme modelo disponível em http://www2.progpe.ufscar.br/servicos/voluntariado/voluntario-ta). No Plano de Trabalho, informar a carga horária semanal, dias da semana e horários. Informar também se haverá necessidade de agendar espaços da Unidade para o desenvolvimento das atividades;
  2. Preencher a declaração expressa de que tem conhecimento e de que está de acordo que as atividades de voluntariado serão exercidas em caráter voluntário, sem remuneração e sem vínculo empregatício (conforme modelo disponível em http://www2.progpe.ufscar.br/servicos/voluntariado/voluntario-ta).
  3. Quando for exigência para exercício da profissão, o proponente deverá apresentar cópia de documento que comprove o registro no conselho profissional e sua vigência em dia.

Documentos adicionais necessários para avaliação da proposta pela USE:

  1. Termo de Responsabilidade (baixar) informando as providências que serão tomadas no caso de desligamento do voluntário(a) e assinado pelo coordenador da atividade. Quando não houver coordenador da atividade, utilizar Termo de Responsabilidade alternativo (baixar).
  2. Cópia do currículo profissional.

Para mais informações sobre o voluntariado como servidor técnico-administrativo voluntário, consultar a página da ProGPe: http://www2.progpe.ufscar.br/servicos/voluntariado/voluntario-ta

 

Professor Sênior

Prestação de serviços em atividades de ensino, pesquisa e extensão, conforme o plano de trabalho aprovado, em caráter voluntário, não remunerado e sem vínculo empregatício, por professores aposentados do quadro de pessoal da UFSCar, devendo ficar atrelados, durante o período do voluntariado, a departamento acadêmico ou a programa de pós-graduação, ao qual competirá prover as condições necessárias à realização de suas atividades.

Requisitos:

I- Possuir, no mínimo, o título de doutor;
II- Ter atuado como docente efetivo do quadro de pessoal da UFSCar;
III- Estar aposentado por tempo de serviço ou por idade.
IV – apresentar proposta de admissão como professor sênior instruída com o plano de trabalho a ser desenvolvido;
V – obter aprovação das instâncias acadêmicas competentes;
VI – assinar o termo de adesão à ao programa de professor sênior que será encaminhado pelo DePM/DiDP/ProGPe.

Documentos necessários para a apresentação da proposta:

  1. Proposta de voluntariado (conforme modelo disponível em http://www2.progpe.ufscar.br/servicos/voluntariado/professor-senior)
  2. Comprovante da titulação acadêmica
  3. Declaração de voluntariado (conforme modelo disponível em http://www2.progpe.ufscar.br/servicos/voluntariado/professor-senior)

Documentos adicionais necessários para avaliação da proposta pela USE:

  • Termo de Responsabilidade (baixar) informando as providências que serão tomadas no caso de desligamento de atividades assistenciais desenvolvidas na Unidade.

Para mais informações sobre o voluntariado como Professor Sênior, consultar a página da ProGPe: http://www2.progpe.ufscar.br/servicos/voluntariado/professor-senior