Serviços Administrativos

Calendário Administrativo da USE

2019

Afastamento de servidores técnico-administrativos

Orientações gerais

Para mais informações sobre as normas para a concessão de afastamento aos servidores da Unidade Saúde Escola, consultar a Deliberação do Conselho Gestor n.º 002/2016.

Outras informações relacionadas a afastamentos para capacitação ou qualificação podem ser consultadas na página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe):

Afastamento de curta duração (menor que 30 dias)

Conforme Deliberação n.º 002/2016 do Conselho Gestor da USE, os servidores poderão se afastar por até nove dias (sendo no máximo cinco dias consecutivos) a cada ano para a participação em Congressos, Simpósios, Mini-cursos, Palestras, que tenham relação com a atividade exercida na Unidade.

A Solicitação Interna de Afastamento deverá ser encaminhada  à Direção da USE com antecedência mínima de 3 dias da data de início do afastamento solicitado. Em anexo, deverá ser encaminhado material de apresentação/descrição da atividade.

A comprovação da participação no evento deverá ser feita por meio de Certificado ou Atestado contendo o nome da atividade, a carga horária e o período de realização.

Afastamento parcial acima de 30 dias (aperfeiçoamento, capacitação, disciplina como aluno especial)

Conforme Deliberação n.º 002/2016 do Conselho Gestor da USE, para a realização de cursos de curta duração, incluindo aperfeiçoamento/formação profissional e disciplina como aluno especial, a carga horária de afastamento obedecerá ao critério abaixo, sendo que será concedida para até 25% do total dos técnicos lotados na Unidade.

  • Servidores com carga horária de 40h semanais – afastamento de até 8 horas semanais;
  • Servidores com carga horária de 30h semanais – afastamento de até 4 horas semanais.

Somente poderão solicitar este afastamento os servidores não beneficiados pelo afastamento descrito no item 2.3.

Para solicitar o afastamento será necessário que o curso/disciplina ocorra durante o horário de trabalho do servidor.

Caso haja interesse de mais que 25% dos servidores neste benefício no semestre, serão empregados os seguintes critérios para desempate:

  • Maior período sem gozar o afastamento descrito neste item;
  • Menor número de afastamentos descritos neste item.

A solicitação deverá ser encaminhada  à Direção da USE com antecedência mínima de 10 dias da data de início do afastamento solicitado.

Documentos necessários:

  1. Ofício à Direção da USE solicitando o afastamento parcial, com justificativa, cronograma de atividades (conforme o modelo) e tabela de horários de trabalho com o afastamento;
  2. Formulário de Solicitação de Afastamento (adaptar o modelo da ProGPe para a finalidade).
  3. Termo de Compromisso e Responsabilidade (adaptar o modelo da ProGPe para a finalidade).
  4. Comprovante de matrícula.

Após o encerramento do curso:

  1. Relatório das atividades realizadas no período anterior (adaptar o modelo da ProGPe para a finalidade).
  2. Comprovante das atividades realizadas.
Afastamento para Licença Capacitação

Requisitos

  • Possuir 05 (cinco) anos de efetivo exercício;
  • Ter aprovação da unidade de lotação (chefia imediata/superior).
  • Participar de ação de capacitação relevante para a instituição e que tenha sido planejada internamente pela unidade organizacional.

Documentos necessários:

1. Ofício à Direção da USE solicitando a Licença para Capacitação.

2. Cópia do Atestado e Memorando, fornecidos pela ProGPe, comprovando que o servidor completou o quinquênio e faz jus ao usufruto da Licença.  Para solicitação de contagem de tempo de serviço: encaminhar à ProGPe o Requerimento de solicitação de contagem de tempo de serviço

3. Formulário de Solicitação preenchido eletronicamente, com identificação das assinaturas.

4. Termo de Compromisso e Responsabilidade, com identificação das assinaturas.

5. Comprovante da atividade que irá realizar, acompanhado de tradução se for em língua estrangeira (Ex: inscrição em curso, atestado de matrícula)

Após a aprovação da licença pelo Conselho Gestor, a solicitação deverá ser encaminhada para a ProGPe com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias.

Até 30 dias após o término da licença anexar ao processo:

  1. Relatório circunstanciado com aprovação da Unidade (chefia imediata/superior)
  2. Documentos comprobatórios das atividades realizadas durante a licença, acompanhado de tradução se for em língua estrangeira

Parte das informações acima foram extraídas da página da ProGPe, que poderá ser consultada para outras informações: http://www2.progpe.ufscar.br/servicos/afastamentos-e-licencas-1/licenca-para-capacitacao

Afastamento parcial acima de 30 dias (cursos oferecidos pela ProGPe)

Conforme Deliberação n.º 002/2016 do Conselho Gestor da USE, para cursos oferecidos pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e que, portanto, fazem parte do Plano de Capacitação dos Servidores, todo servidor que tiver interesse será contemplado com o afastamento para o horário do curso, em consonância com o funcionamento do setor e obedecendo ao critério abaixo:

  • Servidores que estejam com afastamento previsto no item 2.4 – até 2 horas semanais
  • Servidores que não estejam com afastamento previsto no item 2.4 – até 4 horas semanais

Somente poderão solicitar este afastamento os servidores não beneficiados pelo afastamento descrito no item 2.3.

A solicitação deverá ser encaminhada  à Direção da USE com antecedência mínima de 10 dias da data de início do afastamento solicitado.

Documentos necessários:

  1. Ofício à Direção da USE solicitando autorização para participar do curso, com a justificativa do servidor. Encaminhar em anexo material de apresentação do curso.
  2. Formulário de Solicitação de Afastamento (adaptar o modelo da ProGPe para a finalidade).
  3. Comprovante de matrícula ou aceite no curso.

Após o encerramento do curso:

  • Comprovante das atividades realizadas.
Afastamento parcial acima de 30 dias (graduação e pós-graduação stricto e lato sensu)

Conforme Deliberação n.º 002/2016 do Conselho Gestor da USE, poderão requerer afastamento para a realização de cursos de graduação ou pós-graduação até 25% de todos os técnicos lotados na Unidade sem reposição de carga horária, independentemente da área de atuação.

Caso haja interesse de mais que 25% dos servidores neste benefício no semestre, serão empregados os critérios para desempate seguindo a ordem de prioridades abaixo relacionadas:

  • Maior carga horária (servidores com carga horária de 40 horas terão prioridade sobre os que têm carga horária de 30h, que terão prioridade sobre aqueles com carga horária de 20h);
  • Menor titulação;
  • Maior tempo de serviço na Universidade;
  • Maior período sem gozar de afastamentos.

A carga horária dos afastamentos ocorrerá conforme os critérios abaixo:

Graduação, Stricto sensu e Lato sensu: A carga horária de trabalho será de, no mínimo, 20 horas semanais. Essa regra vale para os servidores de 20, 30 e 40 horas semanais.

As solicitações somente serão consideradas se atendidas às seguintes condições:

  • Que os servidores em colaboração técnica formalizem a transferência antes de solicitar o afastamento;
  • Que os servidores transferidos (internos e externos) tenham no mínimo 1 ano de permanência no serviço;
  • Que o servidor permaneça no serviço após a conclusão do curso por período igual ao do afastamento.

A solicitação deverá ser encaminhada  à Direção da USE com antecedência mínima de 10 dias da data de início do afastamento solicitado.

Documentos necessários:

No caso de pedido de prorrogação, além dos documentos acima, acrescentar:

  1. Relatório das atividades realizadas no período anterior
  2. Comprovante das atividades realizadas (ou documento do orientador).

Para mais informações, consultar a página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas: http://www2.progpe.ufscar.br/servicos/afastamentos-e-licencas-1/afastamento-para-pos-graduacao-stricto-sensu

Agendamento de espaços da USE

Orientações gerais

Os espaços da USE podem ser agendados para utilização de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. Excepcionalmente, poderão ser agendados para atividades aos finais de semana mediante a autorização da Direção da Unidade.

As atividades realizadas na USE podem ser de assistência, ensino, pesquisa e extensão. Recomenda-se que os usuários atendidos na Unidade pertençam ao Sistema Único de Saúde de São Carlos e microrregião.

As atividades devem ter sido previamente aprovadas pela Comissão de Pesquisa e Extensão da USE, bem como pelas demais instâncias competentes (Consultar as orientações para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão na USE).

Todas as atividades devem estar inseridas preferencialmente nas Linhas de Cuidado.

Para conhecer os critérios para agendamento de espaços da USE, consulte a Deliberação n.º 001/2018, aprovada pelo Conselho Gestor.

Espera-se que os profissionais e alunos permaneçam nos espaços de convivência no período em que não estiverem realizando atendimentos nos espaços agendados. Esses espaços de convivência devem ser utilizados, prioritariamente, para a realização de atividades de estudo, preparo dos atendimentos, registro de atendimentos em prontuários, etc., com garantia de respeito aos outros usuários, em termos de silêncio, organização e limpeza.

Para mais informações, consulte a Seção de Administração, Finanças e Contratos (Fabiano) presencialmente, pelo fone (16) 3306-6841 ou pelo e-mail agendamento.use@gmail.com.

Agendamento contínuo (anual)

O agendamento contínuo é feito anualmente pelo profissional responsável em função da previsão das atividades ao longo do período.

Procedimentos:

1. Preencher o formulário Solicitação de Agendamento de Espaços da USE;

2. Enviar o formulário preenchido à Seção de Administração, Finanças e Contratos pelo e-mail agendamento.use@gmail.com;

3. Aguardar confirmação da solicitação por e-mail.

Agendamento pontual

Nos horários em que os espaços não estiverem agendados para atividades contínuas, poderão ser utilizados para atendimentos pontuais.

Procedimentos:

1. Enviar e-mail para agendamento.use@gmail.com, a fim de que a Seção de Administração, Finanças e Contratos verifique a disponibilidade da sala e, caso esteja disponível, confirme o agendamento também por e-mail;

2. Informar no e-mail os dados necessários para o agendamento:

  • nome do profissional responsável pela ação;
  • nome da ação (estágio, projeto de pesquisa ou de extensão, etc.);
  • tipo de atividade (atendimento individual, em grupo, reunião, etc.)
  • data e horário de início e término da atividade;
  • número - identificação da sala e do bloco OU características da sala (ex: sala para atendimento individual, com mesa e duas cadeiras);

Obs: Quando se tratar de atendimento a pacientes, o(s) nome(s) do(s) paciente(s).

Agendamento para atividades aos finais de semana

A realização de atividades ou eventos aos finais de semana nas dependências da Unidade poderá ser autorizada excepcionalmente pela Direção.

Procedimentos

1. Seguir a orientação específica para agendamento anual ou pontual acima;

2. Incluir no e-mail enviado para agendamento.use@gmail.com a justificativa para a realização da atividade aos finais de semana;

3. Anexar ao e-mail o Termo de Responsabilidade utilização de espaços da Unidade Saúde Escola preenchido e assinado pelo profissional responsável;

4. Anexar ao e-mail a lista com os nomes completos de todos os participantes da atividade para permissão de acesso à Unidade, incluindo convidados e pacientes, quando for o caso.

Empréstimo de equipamentos

Para utilização na USE

A USE conta com equipamentos para serem utilizados nos atendimentos. No Bloco 1 e 2, consulte a Recepção do Bloco 1. Nos Blocos 3, 4, 6, 7 e 8 os responsáveis pelos Blocos.

Os equipamentos não podem ser retirados da Unidade, seja para qualquer fim, sem a prévia autorização da Direção da Unidade. Consulte abaixo o procedimento para empréstimo de equipamentos para utilização fora das dependências da USE.

Para utilização fora das dependências da USE

Conforme Deliberação n.º 001/2016 do Conselho Gestor, poderão ser emprestados materiais de consumo e material permanente para utilização em aulas práticas, cursos e para usuários em atendimento na Unidade.

Para mais informações, consulte a Seção de Administração, Finanças e Contratos presencialmente (Bloco 5 da Unidade), pelos fones (16) 3351-9418/3306-6841 ou pelo e-mail almoxarifado.use.ufscar@gmail.com.

Procedimentos:

1. Preencher o formulário conforme necessidade:

2. Entregar o formulário preenchido e assinado à Seção de Administração, Finanças e Contratos, respeitando a antecedência mínima de 7 (sete) dias úteis em relação à data prevista para retirada do material.

Materiais para os atendimentos

Solicitação de material ao Almoxarifado

O Almoxarifado da USE contém os materiais necessários para serem utilizados nos atendimentos.

A solicitação de materiais deverá ser feita por e-mail para almoxarifado.use.ufscar@gmail.com.

Solicitação de compra de material

As solicitações de compra de material devem ser feitas para a Seção de Administração, Finanças e Contratos nos prazos divulgados no calendário administrativo. A solicitação deve conter: a descrição do produto, suas especificações (tamanho, número, cor, por exemplo) quantidade e previsão de utilização do material.

Reparos/manutenção geral e em equipamentos

Orientações para solicitações

A solicitação deve ser encaminhada para o e-mail almoxarifado.use.ufscar@gmail.com.